Criar uma Loja Virtual Grátis

Dicas para iniciantes

Dicas para iniciantes

Índice:

1 – Estratégias gerais;
2 – Fases;
3 – Dicas econômicas;
4 – Dicas gerais.

1 – Estratégias gerais:

Todos os jogadores devem decidir por alguma estratégia básica. O Imperia é um jogo de guerra, portanto você não consegue vencer pacificamente, mas deve ponderar o quão agressivo será e quando será ofensivo. Há três estratégias básicas:

1.1 – O caminho bélico:

Sua economia fica fraca, você pesquisa e constrói apenas o necessário para fortalecer suas tropas e não há razão para aumentar a produção de recursos, já que você os obterá roubando de outros jogadores.
Esse caminho não significa que você deve abandonar a economia. Você precisará de bastante madeira e ferro para recrutar os soldados e durante os ataques o custo de manutenção do exército é 3x maior. Você também precisará de boas fortalezas para proteger suas tropas durante o tempo em que estiver offline.
Se escolher esse caminho, concentre a produção em madeira e ferro, faça as pesquisas militares e espionagem. Medicina e Medicina Militar também são bem vindas. Comércio é absolutamente necessário, já que todo o recurso roubado é automaticamente convertido e você só leva ouro pra casa.
É possível iniciar seus ataques a partir do 2º dia, se usar pelo menos 400 lanceiros (todo ataque deve ter no mínimo 1000 soldados, então os complete sua tropa com arqueiros) e achar algum vizinho com mais de 50 pontos. Isso não é recomendável se não tiver 100% de certeza que seu inimigo não possui arqueiros defendendo no forte. 100 arqueiros em um forte nível 1 são suficientes para destruir quase todo seu exército. É melhor esperar um pouco mais até ter alguns espadachins. Eles são mais caros e precisam poucas pesquisas a mais, mas infligem um dano muito maior contra as muralhas e não morrem tão facilmente com as flechas dos arqueiros.

Vantagens dessa estratégia:
Você tem bastante ação e ganha muitos pontos militares (com um pouco de sorte também aumenta sua honra). Fica mais fácil a obtenção de ouro (o que é complicado se não estiver atacando)

Desvantagens dessa estratégia:
Você cria muitos inimigos e deve estar online o máximo possível para se proteger deles e deve esquecer o exército algumas vezes e melhorar a economia para poder sustentá-lo. Os inimigos que você cria uma hora podem se fortalecer e resolver vingar-se de você, cedo ou tarde. Nessa estratégia, sua pontuação é muito vulnerável. Com um ataque perdido sua pontuação cai drasticamente, e você se torna alvo fácil daqueles inimigos que criou.

1.2 – O caminho econômico (pacífico):

A primeira coisa a dizer é que não há como ser totalmente pacífico, mas uma hora chega o momento certo de ser agressivo, quando chegar o último mês de jogo e você for capaz de suportar grandes exércitos, se você sobreviver até lá.
Mas no princípio, seu foca é na economia. Os objetivos principais são grandes populações, muitas províncias e grandes fortalezas (protegem e cada nível aumenta em 10% a produção). Uma pesquisa importante é Postos de Fronteira, assim seus inimigos não conseguirão te espionar e não saberão o nível de suas fortalezas nem a quantidade de soldados dentro delas. Invista também e Fortificação, para dificultar a queda do forte. Ferro tem menor importância para você, porque terá um exército pequeno, mas pedra é essencial para aumentar os fortes.
Esse caminho é muito mais difícil de ser seguido que o bélico, mas com um pouco de paciência você chega ao fim da Era e consegue exércitos maiores que dos seus inimigos. Obter ouro é uma tarefa difícil, então você também deverá investir em Comércio. Universidade e Arquitetura são muito importantes, já que diminuem o custo e o tempo de construção de pesquisas e edifícios, respectivamente. As pesquisas militares não podem ser ignoradas, já que você precisa de tropas fortes para defender seu império.
O grande problema é que você precisa de tudo que os mais agressivos precisam (exceto Cartografia e Espionagem), mas normalmente com mais urgência.
Se você decidir por esse caminho, você deve pensar antes de cada decisão e ponderar bastante antes de sair gastando os recursos, ou não terá grandes vantagens sobre os jogadores mais agressivos.

Vantagens dessa estratégia:
Você não perde o jogo após alguns pequenos erros de cálculo e não precisa de muito tempo online, já que não tem exércitos atacando, e não precisa ficar espionando os vizinhos.
Você será capaz de recrutar grandes exércitos com facilidade e pode fazer um ataque surpresa aos vizinhos mais desatentos.
Você pode reparar em todos aqueles que tentaram (ou até conseguiram) roubar seus recursos e se vingar sem piedade mais tarde.

Desvantagens dessa estratégia:
Tem pouca ação. Se você tomar decisões equivocadas quanto ao uso de seus recursos, você pode estragar meses de planejamento. Você deve aceitar que vai ser atacado diversas vezes e terá pouquíssimas chances de defesa ou contra-ataque contra os mais agressivos, no começo do jogo. Você deve estar atento ao momento de aumentar seu forte, ou terá péssimas surpresas quando entrar no jogo depois de um tempo offline.

1.3 – O caminho misto:

Esse é um pouco mais complicado de ser explicado. Basicamente, é uma mistura dos dois anteriores. Você tentará equilibrar uma economia forte com um exército suficiente para fazer alguns ataques – geralmente contra alvos fáceis. Você precisa de todos os tipos de pesquisa e seu exército será principalmente de espadachins. Armas de cerco não são recomendadas, já que requerem constante e alto custo de manutenção, então os muros devem ser destruídos pelas tropas.

Vantagens e desvantagens dependem do seu grau de agressividade – veja as outras estratégias.

2 – Fases:

Consoante o Realm que jogo, o jogo tem 4 a 8 meses de duração (NT.: 45 dias no Realm 10, mas esse é um caso a parte). O jogo é sempre igual, mas as circunstâncias podem ser diferentes. Cada fase do jogo dura cerca de 1 mês, mas não há fronteiras visíveis entre uma fase e outra.

2.1 – Fase 1:

O começo é muito importante. Todos os Impérios são iguais e começam do zero. Cada decisão pode fazer muita diferença e a assiduidade ao jogo é muito importante.
O Mercado Global está a preços mínimos, por isso a melhor forma de obter ouro é com a venda de madeira.
Fortes com alguns soldados são uma excelente defesa.

2.2 – Fase 2:

O jogo começa a ficar mais agressivo. Após um mês você pode imaginar quem são os mais fortes e os mais fracos – não se esqueça que alguns jogadores podem surpreender quando chegar o fim da Era. Fortalezas ainda são boas defesas, se você as tiver em bom nível. Muitos jogadores já chegaram aos 15.000 pontos e suas estações de transporte descarregam automaticamente, então você precisa de uma província muito bem protegida (o melhor é uma montanha, com ou sem florestas, cercada por quatro províncias – uma acima, outra abaixo e mais uma de cada lado). Os preços do mercado global ainda estão relativamente baixos e provavelmente o ferro está com o preço mais elevado, então ele pode ser sua fonte de obtenção de ouro.

2.3 – Fase 3:

Agora você realmente consegue distinguir entre quem jogou bem e quem tomou decisões erradas. Fortalezas não são mais proteção tão boa como antigamente e você deve torcer para conseguir proteger pelo menos uma província, com forte nível 7 e exército no campo. É um tempo de guerra de alianças e se você não estiver bem preparado há boas chances de ser uma vítima.
Os preços de madeira estão subindo, ferro está super caro e é a melhor forma de obtenção de ouro. Uma boa aliança e bons contatos são essenciais. Essa fase é realmente perigosa e pode ser que você não consiga avançar para a próxima fase.

2.4 – Fase 4:

O grande final! Esqueça tudo que aconteceu no passado, não tem mais como consertar. O jogo fica bastante agressivo e exércitos numerosos se encontram nos campos de batalha. A maior parte dos pontos militares é conseguida nessa época e todos os jogadores que controlaram a economia ainda estão vivos e são perigosos.
Fortalezas praticamente não têm utilidade defensiva, já que os exércitos são muito grandes. Se não tiver um grande exército de defesa está morto. Esqueça a economia e construa apenas exércitos!

3 – Dicas econômicas:

Essas dicas são para o início do jogo. Adapte-as ao seu estilo e necessidades.

Nunca deixe aldeões produzindo ouro após o nível 1 de Comércio. A venda de recursos é mais rentável que a produção.
Pesquise Comércio o mais rápido que puder. O primeiro nível reduz a taxa em 20% e cada nível adicional reduz mais 5%, e você vai usá-lo bastante durante o jogo.
Sua população deve estar sempre crescendo. Você precisa de aldeões para obter recursos e para recrutar soldados. Se você não está em conflitos militares, as quintas devem ser priorizadas, evitando atingir a capacidade máxima da província. Celeiros não são tão caros e aumentam significativamente o crescimento. A Medicina não é assim tão barata, mas afeta todo o Império.
Colonize novas províncias rapidamente. Centralização é cara, porém mais províncias significam mais recursos e maiores possibilidades para recrutamento de tropas. Não se esqueça de aumentar também a Burocracia e manter a eficiência alta nas novas províncias.
Planeje bem suas colonizações. Quando conseguir a 5ª província, você deve formar uma cruz, com uma província central (cercado por quatro) que tem a vantagem de tirar 20 pontos de moral de quem tentar invadi-la.
Sua 2ª e 3ª províncias devem ser planícies (com ou sem florestas), porque elas têm bônus no crescimento e aumentam a produção mais rapidamente.
No primeiro mês de jogo, construa várias minas. O Comércio ainda tem uma taxa alta e você precisará de muitos recursos, como pedra para as fortalezas e ferro para o exército e as pesquisas militares. As minas são relativamente baratas no início, então deixe os aldeões produzindo o que precisar e compre o mínimo necessário no mercado.
Províncias com montanhas têm um péssimo crescimento populacional. Há um bônus na produção de ferro e pedra, mas não há muitos trabalhadores lá. No início do jogo fica caro, mas após a fase 1 (no máximo após a fase 2), você consegue recrutar alguns lanceiros nas planícies e demitir nas montanhas. Isso é uma boa forma de manter todas as províncias em alto crescimento, principalmente quando as quintas ficam muito caras nas províncias mais antigas.
Após o fim da fase 2, as construções precisarão de muito tempo para serem concluídas. Se você fez suficientes minas antes disso, você conseguirá manter os aldeões trabalhando.
Quando for construir um forte nível 7, tenha certeza de que tem quintas suficientes para não paralisar o crescimento da província. A construção dessa fortaleza leva mais que uma semana (pode ser reduzido com Arquitetura e Arquitetura Militar, mas é basicamente esse tempo) e você não poderá construir mais nada durante esse tempo todo.
Exceto pelas grandes fortalezas, não é uma boa idéia perder 3 ou mais dias com uma única construção ou tecnologia. Se você precisa de tempo, isso deve ser muito caro para você e é melhor investir em outra coisa. Não se esqueça, quando você economiza, fica com muitos recursos nas províncias e cedo ou tarde outros jogadores vão reparar nisso.

4 – Dicas gerais:

Proteja suas províncias com fortalezas e arqueiros dentro. Isso é uma boa defesa no início. Mais tarde, você também precisará de um exército no campo e outros soldados dentro do forte. A guarnição não tem custo de manutenção. Armas de cerco ficam sempre no campo, então não da para evitar o seu custo de manutenção.
Não deixe exército nas províncias secundárias durante guerras de aliança, a menos que tenha 100% de certeza de que essas tropas serão capazes de defender a província. Se deixa-las lá será um alvo mais fácil e dará muitos pontos para a aliança inimiga.
Você precisará de uma província murada (cercada por outras 4, em cruz) mais tarde no jogo. Essa será a única província que terá boas chances de defesa.
Se for seguro, essa província deve ter também uma boa produção, já que você não irá perdê-la toda noite. Não colonize muito tarde, ou então terá poucos aldeões e pouca eficiência nessas províncias.
Fique de olho em todos os seus vizinhos. Eles são possíveis alvos ou ameaças contra você. Veja alguns rumores e preste atenção em detalhes que indiquem como anda a economia e as batalhas deles. Rumores custam apenas 5 ouro e, mesmo não sendo muito detalhados, ajudam bastante.
Se você escolher o caminho mais agressivo, procure não deixar outros jogadores muito nervosos. Eles podem ser mais fracos que você, mas não esqueça de que eles podem se vingar uma hora ou outra. Se não houver uma boa razão, não destrua totalmente um vizinho. Talvez você pense que ele não seja perigoso, mas se ele ficar realmente bravo com você, pode ser que ele faça algum ataque kamikaze e reduza o seu crescimento. Há ainda a possibilidade de ele pedir ajuda a outro jogador mais forte, que destrói todo seu exército sem piedade.
Procure por uma boa aliança, onde os jogadores tenham estratégia parecida com a sua. Jogadores mais agressivos precisam de guerras e ataques para crescer e pagar suas tropas. Jogadores economistas não gostam de guerras porque elas reduzem seu crescimento.
Até os 15.000 pontos, suas estações de transporte estocam os recursos e não descarregam automaticamente. Aproveite isso e toda vez que sair do jogo, guarde o máximo que puder e gaste o restante. Se não puder gastar, guarde ferro, pedra depois ouro e deixe visível apenas a madeira. Faça “pares”, ou seja, níveis iguais de Estações de transporte em pelo menos duas províncias. Assim você poderá transportar recursos de A para B e voltar em caso de ataques iminentes.
Planeje seus investimentos. No começo parece não haver problemas, mas no meio do jogo a demora na construção de algumas pesquisas ou edifícios pode prejudicar. Lembre-se sempre que só é possível uma pesquisa de cada vez no Império todo, e um edifício de cada vez em cada província. Se possível, programe para que as construções fiquem prontas num horário próximo da hora em que vai entrar novamente no jogo.
Não fique “rico” se não estiver poupando para algo específico. Você será mais notado se tiver muitos recursos à vista.

Pedra tem pouca utilidade após a fase 3, portanto não precisa continuar trabalhando nas pedreiras e coloque todos os aldeões nas serrações e minas de ferro. Isso depende muito do seu estilo de jogo, mas após uma ou duas fortalezas nível 7, não há muito uso para pedra, exceto reparar um forte destruído. Mas isso é fácil de obter no Mercado.

 
   
 
Criar uma Loja online Grátis  -  Criar um Site Grátis Fantástico  -  Criar uma Loja Virtual Grátis  -  Criar um Site Grátis Profissional